o blog mais pesado

Metalhead Making Of: Thrash Metal:



Ainda estou para perceber como é que só descobri isto há tão pouco tempo.

Quem aqui viveu nos anos 80 sabe a febre que foi o Glam Metal. O metal a tocar nas rádios, foi algo de único. No entanto o Glam Metal era algo mais tido como pop pela sua onda mais relaxada e descomplexada, coisa que os fãs de Iron Maiden e Dio não podiam permitir. Então, na mesma área do nascimento do Glam Metal (Los Angeles), nasceu de forma muito underground o Thrash Metal.

Pré-História:

O termo já existe há muito tempo, tendo sido uma música dos Queen que criou o termo "thrash metal". Sim, Queen, com a música "Stone Cold Crazy", em 1974, introduziu muitos dos elementos que mais tarde bandas como Metallica e Megadeth (sem querer ser redundante) implementaram.




Início:

Na década de 80, quando a América era bombardeada com glitter e porpurinas e as roupas eram de origem questionável, o metal era algo garantido. Van Halen vieram trazer todo esse estilo para o metal. A imagem, no metal de até então, era uma coisa secundária e os temas das canções eram sempre os mesmos: sexo, drogas e rock'n roll. 
Mas também em Los Angeles, lá para inícios dos anos 80 surgiu uma banda que lançaria algo mais pesado e se estava nas tintas para essa caracterização toda. Com o seu debut "Hit The Lights", Metallica seria a primeira banda dos big Four a se mostrar a um público sedento por metal "a sério". Seguiram-se bandas como os Megadeth, Slayer, Anthrax, Testament, Exodus e tantos outros e logo se formou o termo "Thrash Metal" como um sub-género do Metal. 
Teriamos ainda a rivalidade entre as bandas de Glam Metal que faziam grande sucesso entre as mulheres, e as bandas de Thrash, que se estavam bem nas tintas e só queriam a sua cerveja no final do concerto (ou no meio dele).
Deixo aqui uma lista das melhores músicas de Thrash Metal dos anos 80, na minha opinião: 



Uma curiosidade: o termo Thrash Metal começou a ser usado pela revista Kerrang à conta de uma música dos Anthrax chamada "Metal Thrashing Mad". Antes até os Metallica achavam que eram Speed Metal ou Power Metal. Daí que o Thrash Metal no início ser chamado Thrash/Speed Metal. 

Popularidade máxima:

O Thrash Metal sofreu de uma vida meio curta no mundo mainstream, visto que foi criado nos anos 80, teve o seu apógeu nessa mesma década e apartir dos anos 90, aquela multidão deu os seus ouvidos a outra onda: o grunge, que estava a emergir de Seatle.
No entanto, o apógeu do Thrash deu-se quando três dos "Big Four" do Thrash Metal (Metallica, Slayer, Anthrax e Megadeth) decidiram fazer uma tour juntas, deixando Metallica de fora e tendo Alice In Chains a abrir para eles. 
Ainda assim, o Thrash não deixou morrer a cena e lá para os anos 90 continuamos a ter grandes álbuns de outras novas bandas como Sepultura, Dark Angel, Forbidden, Kreator e Pantera que se estreava numa onda mais groovie e agressiva.


Dias de hoje:

Hoje o Thrash já é um dos subgéneros mais reconhecidos do metal. Graças ao trabalho de grandes bandas que o subgénero já faz parte de muita gente que *limpar a garganta* "adora metal". 
ADORA METAL...
AAAAAAAADDDDDOOOOOORRRRAAAA METAL!

Sim, muitas dessas pessoas ouviam Metallica e começaram pelo Black Album. Mas vou deixar de ser um elitista e vou agraciar-vos com a minha paciência e ignorar esse factor pois e um dos subgéneros com mais fãs! E merece? Ai se merece!!


Espero que tenham gostado! Metam like na página do Facebook para podermos crescer enquanto comunidade! Stay Metal!