o blog mais pesado

Xplore the Classic: Seven Churches: Possessed


Não dá para negar que Possessed, uma banda formada em 1983 e com claras influências de Thrash, não só ajudou a formar como criou (na minha opinião) o primeiro álbum de Death Metal.
Então mas porque raios, este álbum não é considerado como álbum de Death Metal, sequer?


Como disse, Possessed é uma banda de Thrash/Death Metal da mítica San Francisco Bay. O seu primeiro álbum foi precisamente este, Seven Churches, em 1985. Não sei como era na altura a aceitação de um álbum como este mas gostava bastante de ver.

Considera-se o primeiro álbum de Death Metal o debut dos Death- Scream Bloody Gore (que eu, por sinal, amo de coração) e um must-have para aqueles que adoram o género como eu!
No entanto, muitos dos elementos presentes no álbum de '87 já estavam presentes no Seven Churches que é intitulado por muitos como um álbum de Thrash Metal por muitos dos seus elementos Thrash Metal. Se eu concordo? 



1. Riffs:

Sim, temos riffs rápidos que podiam ter saído de um qualquer álbum de Slayer, mas também estamos perante os primeiros passos do Death Metal. Já conseguimos notar um ou outro riff mais lento e pesado que nos deixa mais melancólicos em vez de nos deixar cheios de energia como Metallica ou Megadeth.
Os riffs são mais crus e com um pé mais a tender para o Doom Metal, a carga emocional aqui deixa mais marca.

2. Vocais:

Jeff Becerra entrega aqui a alma e o coração nos vocais com uma junção pouco provável na altura- gritos e guturais.
Muito comparados a Venom e a Motorhead, na minha opinião, Possessed entregam aqui uma vibe muito mais sinistra e Death-ish do que os demais. Até o próprio logo da banda, eu achei que se tratava de uma banda de Black Metal.
Os vocais entregam aqui um sentimento mais raw e menos adornado com batidas rápidas que, por exemplo Slayer, não tinham.Ao invés de contarem com velocidade (que ainda está presente em muitas partes do álbum, daí achar-se que Seven Churches é um álbum Thrash) eles introduzem uma batida mais lenta acompanhada de um berro sufocante que se traduz numa sensação de "mau-estar psicológico" por parte de quem ouve.

3. Atmosfera:

É aqui que Seven Churches é, sem sombra de dúvida, um álbum Death Metal. 
Como já referi várias vezes no curso da análise, o álbum provoca sensações que anteriormente não eram sentidas em álbuns de Thrash Metal. Possessed entregam uma atmosfera bem mais pesada e sufocante. 

Em suma, considera-se que o debut dos Death, Scream Bloody Gore, é o primeiro álbum de Death Metal. Eu discordo pelas razões apresentadas acima. Claro que foram os Death que fizeram o primeiro álbum de Death do inicio ao fim com todos os elementos de Death Metal que conhecemos e adoramos de hoje em dia. Mas a razão, porém, que faz Seven Churches ser um álbum de Death Metal e, assim sendo, ser o primeiro álbum de Death Metal, é porque eles tem uma música no álbum chamada Death Metal. 
JK
Os Possessed criaram quase todos os elementos de Death Metal que conhecemos, Death aperfeiçoaram-nos e tornaram-nos conhecidos mas sem Seven Churches não existia Death Metal.



Por isso, dou a este álbum um magnifico score de:



É um clássico! 


Espero que tenham gostado! Metam like na página do Facebook para podermos crescer enquanto comunidade! Stay Metal!