o blog mais pesado

Final Veredictum DOGMA - Mallevs Maleficarvm

 

Editora: Ethereal Sound Works
Data de lançamento: 12.09.2020
Género: doom/gothic metal

A blasfémia chegou finalmente e chegou em grande. Os carismáticos DOGMA, banda de excelente metal gótico/doom nacional, lançou no passado mês de Setembro de 2020 o seu segundo álbum, "Mallevs Maleficarvm", que foi produzido e misturado por Fernando Matias no The Pentagon Audio Manufacters e editado pela Ethereal Sound Works. A banda já fez, entretanto, a apresentação formal do álbum num concerto com apoio da Notredame Productions, realizado no passado dia 08 de Novembro no Side B Rocks em Alenquer.

Seguindo para a análise ao álbum, o mesmo engloba 10 temas, que correm perfeitamente interligados uns nos outros. Este álbum também apresenta a integração de João Ribeiro (My Enchantment) como novo membro na guitarra e ainda participação especial de Henrique Sousa no violoncelo. Álbum denso, atmosférico, tendo algo de melancólico e lúgubre, pontuado por alguns rasgos de agressividade, principalmente no que diz respeito aos riffs de guitarra, que aqui são bastante vincados. A sonoridade colocada no álbum invoca mesmo uma qualquer história de um deus menor, pautada pela desgraça e angústia, o que se ouve pelos temas.

A nível instrumental o álbum está muito bem construído, tendo uma sonoridade que faz um "crossover" com o gótico e o doom, com alguns temas com guitarras mais acústicas, inclusive tem um tema onde a sonoridade é mais folk, a canção "Velho do Mar", sendo um pouco mais alegre a melodia. A bateria um pouco tímida, mas para o som pretendido, foi muito bem conjugado, não tomando de assalto nenhuma das faixas, mas sendo forte o suficiente para dar ritmo aos temas. O baixo está entrelaçado e muito bem representado em todos temas. A dinâmica entre a voz áspera e gutural de Gonçalo e o mavioso e lírico de Isabel  imprime o contraste exato que tanto dá esta característica única à banda. E claro, temas sempre apresentados em português. A banda continua a entregar uma narrativa teatral ao seu trabalho, com muita poesia à mistura, inclusivamente sendo o tema "A Hora do Último Sol" basicamente a declamação da prosa de um conto.

DOGMA são: Isabel Cristina (Voz), Gonçalo Nascimento (Voz), Luís Possante (Guitarra), Miguel Sampaio (Baixo), Luís Abreu (Batería) e João Pedro Ribeiro (Guitarra)

Como de costume, deixo-vos os temas que mais ressoaram comigo e os respetivos vídeos, para que possam escutar: 
Aqua Benedita


A Hora do Último Sol 


Deus Assassino
(este vídeo teve a participação especial de Patrícia Gomes como protagonista)

Como fecho da análise, a banda trouxe-nos uma evolução natural do seu trabalho anterior, o "Reditum", tendo aqui um álbum sólido, agreste e melodioso e definitivamente já o considero uma pérola do gótico nacional, mostrando esta banda que não necessitamos de procurar lá fora o que já cá temos dentro e que é tão delicioso de ouvir. A minha pontuação passa por um 4.5 em 5 em virtude de que soube a pouco. Aproveito também para indicar que os Dogma passaram também pelo Fórum da FNAC Colombo para uma conversa com o António Freitas, que pode ser escutada no vídeo abaixo.


neste tempo tão conturbado aproveitem para apoiar o metal nacional, comprem merchandising, cd's. Deixo-vos aqui os links para as redes sociais da banda, sigam, aproveitem e, se assim o decidirem, ide escutar o álbum que não se vão arrepender. Facebook  Instagram  You Tube  Spotify