o blog mais pesado

Final Veredictum: Sepultura - Quadra

 


O Sepultura é uma banda brasileira mundialmente conhecida, tendo iniciado suas atividades em 1984 e em fevereiro de 2020, a banda lançou o seu 15° álbum de estúdio. Entre sucessos e insucessos, o Sepultura se tornou referência no Metal e nos últimos anos, a banda vem amadurecendo musicalmente até chegar ao novo disco (Quadra).

A banda é composta pelo vocalista Derrick Green, o guitarrista Andreas Kisser, o baixista Paulo Jr. e pelo baterista Eloy Casagrande.

O guitarrista, Andreas Kisser comentou sobre a ideia deste álbum: “Quadra, é a palavra em português para ‘quadra esportiva’ que, por definição, é uma área limitada de terra, com demarcações regulatórias, onde, de acordo com um conjunto de regras, o jogo ocorre. Todos nós viemos de diferentes Quadras. Os países, todas as nações com suas fronteiras e tradições; cultura, religiões, leis, educação e um conjunto de regras onde a vida acontece. Nossas personalidades, o que acreditamos, como vivemos, como construímos sociedades e relacionamentos, tudo depende desse conjunto de regras com as quais crescemos: conceitos de criação, deuses, morte e ética. Dinheiro, somos escravizados por esse conceito. Quem é pobre e quem é rico, é assim que medimos pessoas e bens materiais. Independentemente da sua Quadra, você precisa de dinheiro para sobreviver, a regra principal para jogar esse jogo chamado vida. Daí a moeda. A moeda é forjada com o crânio do senador, que representa o conjunto de regras e leis pelas quais vivemos; o mapa do mundo delimitando as fronteiras de todas as nações, linhas imaginárias separando as pessoas por conceitos de raça e de sagrado”.

 Vamos ao som: Na primeira faixa,“Isolation”, a primeira coisa que pensei: Opa, tem alguma coisa diferente aqui. Nos primeiros segundos, tem alguns efeitos que te prendem de um jeito estranho, como se algo muito importante fosse acontecer e após um pouco mais de 1 minuto, começa o show. É pesado, agressivo e técnico. Sepultura está no topo novamente, tenho certeza.

A próxima “Means To An End” é uma mistura de nostalgia do Sepultura dos anos de 1990, só que evoluído. Bruto e melódico ao mesmo tempo. É inusitado, esse é o diferencial. Não dá tempo de respirar com “Last Time”, o guitarrista Andreas Kisser e o vocalista Derrick Green mostram seu poder, este álbum tem potencial de ser tornar um clássico em alguns anos.

“Capital Enslavement” é uma faixa imprevisível, são elementos inusitados que só o Sepultura sabe fazer, dessa vez de uma forma impressionante. Em “Guardian Of Earth” com mais de um minuto ao som de um violão intenso, seguido de um coral e de repente o vocal seguido de um som furioso.


Quadra tem elementos de Thrash/Groove Metal e todos os integrantes se destacam, é inovador, não no sentido de ser simplesmente “moderno”, mas sim de ser diferente, só não diria inédito pois lembra um pouco o clima do álbum “Roots”, lançado em 1996. Quadra não pode ser rotulado em um gênero, é apenas o Sepultura do Brasil, ou quase...

Se você espera ouvir o Sepultura antigo, vou te dizer: ele não existe mais, eles evoluíram e isso foi bom, pois o resultado está incrível. Talvez seja necessário ouvir mais de uma vez para absorver o conceito.

 

Tracklist:

01. Isolation
02. Means To An End
03. Last Time
04. Capital Enslavement
05. Ali
06. Raging Void
07. Guardians Of Earth
08. The Pentagram
09. Autem
10. Quadra
11. Agony Of Defeat
12. Fear; Pain; Chaos; Suffering (feat. Emmily Barreto)