o blog mais pesado

Final Veredictum: Dollar Llama - Juggernaut (Português)

Aqui no Not'Abaixo gostamos de surpreender, por isso mesmo, hoje trago-vos um álbum que contém elementos distintos de diferentes géneros, indo desde o Grunge ao Doom mas que tem a capacidade de os combinar na perfeição. Hoje trago-vos Juggernaut dos portugueses Dollar LLama. 


A banda da cidade de Lisboa, começou em 2002 e é composta por Tiago Simões vocalista, Francisco Marques e Hugo Jacinto guitarristas, Pedro Cardoso baterista e José Dinis baixista. 
Os Dollar LLama lançaram anteriormente Grand Union e Under The Hurricane.
Vamos então ver do que é feito este Juggernaut...










Com bastantes elementos Sludge esta é a música que abre o álbum e logo nos deparamos com o som distinto destes senhores. Numa música com riffs psicadélicos e com um refrão sonante começamos da melhor maneira. Semigod a nível de conteúdo lírico, faz a alusão a um Semideus implacável que vive no pecado e que se consegue demarcar dos demais mortais, esta música é como que o contar de uma lenda para o ouvinte.



Nails arranca com uma voz berrante, é uma música em que a som oscila por diversas vezes. É de louvar o trabalho feito pela banda que conseguiu unir todos os instrumentos de forma a inserir um som mais calmo, harmonioso e psicadélico no meio do caos que esta música transmite nos restantes momentos. Várias vezes é repetida a frase "I Am The Son Of Man", mas o que é curioso e fascinante é a forma diferente como esta é dita dependendo do momento da música.
De referir ainda o excelente vídeo que acompanha esta música, que conta com dois dos melhores mestres do humor negro atualmente em Portugal, Rui Cruz e Diogo Batáguas. 


A faixa que dá nome ao álbum começa com um som que se insere no Hard Rock e Grunge, mas que rapidamente muda para o estilo Doom, assim que chega o refrão. O que esta banda consegue fazer é misturar géneros completamente distintos e aplicá-los em conjunto de forma a trazer músicas mais ricas em conteúdo e com uma sonoridade muito própria. De destacar ainda o solo de guitarra subtil que se encontra no meio da música mas que sem dúvida é um toque que os ouvintes vão apreciar.
As várias oscilações que se encontram nesta música e no álbum em geral são sem dúvida uma demonstração de grande versatilidade por parte da banda, e um ponto forte que os faz subressair das demais bandas underground.


A verdade é que não vejo nenhum passo dado em falso dado neste álbum, dentro dos géneros que este álbum retira influência. Juggernaut é sem dúvida uma experiência auditiva para todos os amantes do Hardrock e Grunge, para quem procura uma banda diferente ou simplesmente gosta de boa música, altamente recomendado também para quem aprecia uma pitada de Doom na música que ouve.
Os Dollar LLama lançaram um álbum flawless e isso não é para todos.