o blog mais pesado

Final Veredictum: Edu Falaschi - Vera Cruz

 


Certamente, a essa altura do campeonato o nome do vocalista brasileiro Edu Falaschi já tem um prestígio que dificilmente será tirado. O consagrado cantor já fez parte de bandas como Symbols e Almah, mas foi com o Angra, entre os anos de 2001 e 2012, que seu nome entrou em evidência no mercado.

Com o segundo maior nome do metal brasileiro, Edu gravou os aclamados discos Rebirth (2001) e Temple of Shadows (2004), e os contestados Aurora Consurgen (2006) e Aqua (2010). Tendo depois da sua saída da banda se dedicado ao Almah.

Até que em 2017, Edu inicia carreira solo cantando as suas músicas que o consagraram no Angra, e para tal, convidou para compor a banda os também exs-Angra Aquiles Priester (bateria) e Fábio Laguna (teclado), completando o time com Diogo Mafra (guitarra), Roberto Barros (guitarra) e Raphael Dafras (baixo).

E após quatro anos se dedicando apenas ao repertório do Angra, em 2021, com esse mesmo time, Edu iniciou um novo marco na carreira lançando o seu primeiro álbum solo de inéditas, intitulado “Vera Cruz”.

Bom, antes mesmo de colocar o álbum para rodar, estava claro que nesse novo trabalho, Edu tentaria fazer um “Temple of Shadows 2”, isso levando em conta não apenas o fato dele estar se prendendo bastante ao repertório do Angra desde 2017, mas também a própria capa do trabalho e o conceito do mesmo, que carrega também temática de batalhas épicas medievais., envolvendo questões sagradas.

E ao começar a ouvir o “Vera Cruz”, essa expectativa se confirmou. O trabalho se inicia com a intro cinemática “Burden”, partindo logo em seguida para a rápida “The Ancestry”, que muito lembra a música “Spread Your Fire” do “Temple of Shadows”. A mesma pegada se mantêm em “Sea Of Uncertainties”, que poderíamos dizer que é equivalente a “Angels and Demons”.



“Skies In Your Eyes” chega com uma pegada mais de balada, já sendo a primeira quebra do trabalho, tendo pouco depois retornado para o Power Metal puro com “Crosses”, que muito me lembrou “The Glory Of The Sacred Truth”, lançado pelo próprio cantor no EP de mesmo nome.



Continuando com as comparações com o “Temple of Shadows”, a “Land Ahoy” seria equivalente a “The Shadow Hunter”, não só por conta da sua introdução no violão clássico, mas também pela sua longa duração.



“Fire With Fire” e “Mirror of Delusion” retomam mais uma vez ao Power Metal acelerado e cheio de fritação, sendo seguido de mais uma balada, se tratando de “Bonfire Of The Vanities”.



Até que chegamos nas duas últimas musicas, que são justamente as que contam com as participações especiais do ex-Sepultura Max Cavalera, e da cantora paraibana Elba Ramalho. Até porque, Edu Falaschi e Rafael Bittencourt (guitarrista do Angra) podem até não se entenderem mais atualmente, mas se há algo que ambos tem em comum é serem favoráveis a coalisão de estilos.

Mas, a participação de Max em “Face of the Storm” acabou não encaixando bem, principalmente porque ele apareceu apenas em momento pontuais, soltando um estilo de vocal que não condiz com o instrumental melódico.



Já a participação de Elba Ramalho fechou com chave de ouro o disco, com a canção “Rainha do Luar”, onde ela e Edu dividiram os vocais, mesclando letras em português e em inglês, da mesma forma que ocorre em “Late Redemption”, do Angra, que contou com a participação do cantor de MPB Milton Nascimento.



Uma coisa é inegável, todo o disco é muito bem executado, um prato cheio para os fãs de Power Metal, isso sem falar que o vocal do Edu estava em um alto nível da mesma forma que se encontra nos álbuns da sua época do Angra.

E por mais que a intenção do Edu tenha sido fazer um “Temple of Shadows 2”, isso foi o que mais me incomodou no “Vera Cruz”, porque mostra o quanto Falaschi está preso ao passado, e que ele não consegue se desvincular do Angra nem mesmo quando faz músicas autorais.

Ou seja, o “Vera Cruz” tem uma boa execução e uma ótima produção, mas peca por se focar muito no “fan service” para as “viúvas” do Edu Falaschi no Angra.

01 Burden
02 The Ancestry
03 Sea Of Uncertainties
04 Skies In Your Eyes
05 Frol De La Mar
06 Crosses
07 Land Ahoy
08 Fire With Fire
09 Mirror of Delusion
10 Bonfire Of The Vanities
11 Face of the Storm (feat Max Cavalera)
12 Rainha do Luar (feat Elba Ramalho)