o blog mais pesado

Final Veredictum: Redemptus - Blackhearted

 

"Blackhearted" é o terceiro álbum de estúdio dos Redemptus, uma banda que eu apenas tive a oportunidade de conhecer este ano, e que surpresa que foi esta descoberta.
Os Redemptus são uma banda cross-over que combina sonoridades compreendidas entre hardcore, punk, sludge e que têm ainda com infusões de outros subgéneros de metal na sua música.
A banda dispõe de 3 álbuns e 1 split na sua discografia, "We All Die The Same" editado em 2015, o split "Atlântico" com a banda Basalt, "Every Red Heart Fades do Black" editado em 2017, todos estes titulos lançados pela editora Raging Planet e agora em 2021 "Blackhearted" resultado de uma parceria entre Raging Planet, Gruesome Records, Regulator Records e Ring Leader.
A banda é atualmente composta pelo vocalista e baixista Paulo Rui, o guitarrista Pedro Simões e o baterista Marcos Martins.
Este Final Veredictum sai hoje a 28 de Novembro e é a a minha prenda de aniversário para o Paulo Rui, alguém que me tem inspirado ao longo deste meu percurso musical com o seu canal do Youtube "Paulo Rui - Ainda Há Tempo" e que tenho vindo a tornar-me fã do seu trabalho enquanto artista multifacetado, quer seja enquanto tatuador e body piercer ou pela sua voz e bass lines estonteantes em Redemptus e Besta, obrigado amigo Paulo Rui pela tua arte.



"Blackhearted" é um álbum extremamente cáustico, que nos tira o fôlego a cada audição e que merece ser ouvido como um todo e não por singles, é um trabalho que mostra uma sequência de dor, desespero, melancolia, alucinação, sufoco, depressão, horror...
É difícil darmos voz ao que sentimos e por vezes fechamo-nos e não procuramos ajuda, deixamo-nos afundar e ficamos no escuro, vazios e pensamos que não há um sentido para a vida, perdemos o rumo e acabamos também nós perdidos.
A forma como são vociferadas as letras de "Blackhearted" transmitem-nos o negrume deste disco na sua plenitude e ao escutarmos com atenção, também nós nos vamos identificando com cada letra e melodia dilacerantes que aqui nos são apresentadas.
As melodias da guitarra, do baixo e da bateria sofrem inúmeras oscilações de acordo com a letra que é proferida, e existe um balanço excelente neste disco entre o peso e a melodia.
A poesia de Paulo Rui não me é indiferente e apesar de serem estilos completamente diferente, o estilo spoken word utilizado pelo artista remete-me para Being As An Ocean, e para a forma como as palavras servem de inspiração para a secção instrumental para ambas as bandas.
"Blackhearted" é um disco que permite abrir os olhos de quem ainda olha com desdém e desprezo para quem vive com uma doença mental. É necessário que se comece a ver a depressão como aquilo que realmente é uma doença que requer tratamento e ajuda. 
É um álbum pesado e que certamente não será para todos os ouvidos, mas acredito que possa ser uma ajuda para todos aqueles que sofrem em silêncio, sozinhos e  que não têm um ombro amigo onde chorar.


Este é o trabalho mais coeso de Redemptus até à data e digo isto após devorar com audições recorrentes toda a discografia da banda de uma ponta à outra.
Este não será um Final Veredictum como todos os outros que costumo fazer, até porque este não é um disco em nada semelhante com o que costumo ouvir, é sim uma lufada de ar fresco dentro das sonoridades que se praticam no Metal nacional.
Como referi, eu não vou falar música a música deste disco, pois para mim, quando coloco este "Blackhearted" a rodar no meu gira discos, não estou a olhar para a lista de músicas e a pensar em cada uma delas individualmente, estou sim a absorver tudo o que me está a ser transmitido pelo disco e é por isso que hoje optei por este formato diferente do que costumo fazer.
"Blackhearted" está na minha lista de melhores álbuns do ano pois foi o disco que mais me fez sentir em 2021 e me fez reavaliar também o rumo que estou a dar à minha vida, posso dizer-vos que foi sem sombra de dúvida o disco mais importante neste ano da minha vida.


A dor, o sofrimento e a desolação são tudo coisas que estão presentes na nossa vida, por diversos motivos e muitas vezes nem sabemos as razões para aquilo que estamos a sentir, mas é neste momento que temos de olhar para tudo o que temos de bom e tentar afastar os pensamentos mais negros que nos atravessam a mente e tendem a permanecer por longos períodos de tempo e na maioria destes momentos de desespero não avistamos o fim.
É na nossa família e amigos que encontramos a solução, muitas vezes é também importante reconhecer a necessidade de procurarmos ajuda especializada, e não há vergonha nenhuma nisso, estamos a tratar de nós e a depressão tem de ser vista por aquilo que é, uma doença muitas vezes crónica e que requer tratamento, tal como qualquer outra doença, é necessário é que encontremos a força e a coragem para pedirmos ajuda.


Peço-vos que apoiem esta incrível banda composta por 3 talentosos músicos e que merecem todo o nosso apoio, vou-vos deixar os links da banda de forma a que possam consultar e se possível para quem possa adquiram o seu trabalho, vão por mim, não se vão arrepender:


Deixo-vos com "Blackhearted", disse tudo o que tinha a dizer sobre este disco, agora cabe-vos a vocês irem ouvi-lo.