o blog mais pesado

Final Veredictum: VentanA - The Nature of Betrayal

Depois de 4 anos sem lançar absolutamente nada, a banda americana de Metal Industrial VentanA está de volta, esse que é o projeto paralelo do tecladista Richard “St1ch” Thomas, da também americana Mushroomhead, formada em 2004, e que no final do mês de abril lançou o “The Nature of Betrayal”, seu segundo álbum completo.

Antes disso, o grupo havia lançado apenas um álbum em 2009, sendo esse o “American Survival Guide Vol.1”, e o EP “The Silent Majority” de 2017.

Em comparação aos trabalhos anteriores, de fato, o “The Nature Of Betrayal não mostra absolutamente nada novo em sua sonoridade, assim como nos antecessores, o VentanA apresenta músicas com bastante peso e agressividade, muitas vezes bastante aceleradas, e com o adicional de fortes linhas de teclados que ajudam a passar um clima mais frenético para as canções, tendo poucas variações. Além de mesclar bastante vocais limpos e guturais.

Mas, mesmo sem apresentar novidades, o álbum empolga do início ao fim. Talvez o tempo de espera desde o último trabalho tenha sido um bom tempero para tal reação, e se você for, que nem eu, um grande fã das vertentes mais modernas do metal como o Nu Metal e o Metal Industrial, certamente terá a mesma reação, principalmente por conta da energia que as faixas passam.

A intro “America: The Season Finale” já dar um com clima de expectativa para aqueles que botam o álbum pra rodar, já dando uma bela pedrada na orelha com a faixa-título “The Nature of Betrayal”, que já vem frenética.



O clima se mantêm em “Destroy Something Beautiful”, que além disso conta com vocais mais puxados para o Metalcore em certos momentos, dando ainda mais agressividade, além de ter um refrão bastante marcante.



Apesar de ser um pouco mais cadenciada, “Its Your Last Day” segue com bastante peso, e com o adicional de um vocal feminino limpo, o qual ainda não encontrei a quem seria creditado, mas parece muito se tratar da Jackie LaPonza, vocalista do Mushroomhead (e St1ch tem um costume de chamar integrantes da sua outra banda para participarem do VentanA).


PS: Pouco depois de concluir o texto, descobri que a voz feminina nessa música se trata de Lindy Gabriel, da banda Gabriel and The Apocalypse.

O ritmo frenético retorna em “Feast or Famine”, contando com linhas mais fortes de teclados do St1ch no início, e não deixando e dar porradas na orelha dos ouvintes do início ao fim.



“Life Expectancy” começa com teor muito mais Industrial do que qualquer outra faixa presente no álbum, tendo depois o peso das guitarras retornado com força, mas ainda mesclando bastante com o teclado, com um complementado o outro.



“Cold Is The Whore” é uma faixa curta e completamente instrumental, que acaba servindo mais uma transição com sonoridade bem moderna para a canção “Support System”, que já se destaca por ser mais lenta, mas mantendo um clima denso tendo picos de peso pontuais.



Sonoramente, a “You’re a Fucking Asshole” entrega o tipo de som típico do VentanA, com peso, velocidade, e xingamentos. Mas o que mais chama a atenção nessa faixa não chega a ser nada referente à sonoridade, e sim a sua letra que faz referência a várias músicas antigas da banda, principalmente nos primeiros versos.



“Viral Weaponry” é mais uma que não apresenta nada mais além do som típico que se espera do VentanA, com o intuito de derrubar o resto das estruturas que ainda restavam.



O álbum se encerra com a única balada, se tratando da música “Nobody Home”, que vem como uma calmaria após uma longa tempestade.



E ao ouvir os trabalhos do VentanA, é perceptível como o St1ch se destaca muito mais por aqui do que no Mushroomhead, onde muitas vezes ele acaba sendo um figurante, pois lá os teclados são apenas detalhes adicionais, enquanto aqui são essenciais e fazem toda a diferença no resultado final.

Claro, não posso falar por todos, mas se depender de mim, certamente o “The Nature of Betrayal” estará compondo o top 10 de melhores álbuns de 2021 no fim do ano.

01 America: The Season Finale
02 The Nature of Betrayal
03 Destroy Something Beautiful
04 It's Your Last Day
05 Feast Or Famine
06 Life Expectancy
07 Cold Is The Whore
08 Support System
09 You're A Fucking Asshole
10 Viral Weaponry
11 Nobody Home