Final Veredictum: Equaleft - WE DEFY
Pois é, a banda Portuguesa original do Porto, está de volta com mais um álbum, desta vez intitulado de "WE DEFY".
Depois de um grande "Adapt & Survive" em 2014, a banda trás-nos mais umas melodias muito bem construidas, sempre com grande ritmo e uma voz espectacular!
Mas antes de falarmos do álbum, quem são os Equaleft??
Equaleft foi formada em 2004 com a junção de artistas de várias bandas do Porto e de Gaia, entre eles, Miguel "Inglês" na voz, Bernardo "Malone" e Miguel Martins nas guitarras, Marco Duarte na bateria e André Matos no baixo. Eles levam para a frente o metal nacional explorando, na sua maioria, o groove/power metal. Durante os seus primeiros 4 anos de existência tiveram algumas mudanças na formação mas nunca pararam de atuar ao vivo desde o lançamento da sua demo em 2008. Equaleft tem participado em muitos festivais, tais como o Laurus Nobilis Music, o VOA, Hardmetalfest, entre outros... Já foram também banda de abertura para Gojira em 2016 e para Sepultura em 2017.
Bem, vamos passar para o álbum...
Este começa com "Before Sunrise", mostrando logo de caras o quão bem estes gajos sabem fazer música. A brutalidade da bateria e do baixo é incrivel para se abrir um álbum. De seguida temos a "Once Upon A Failure", muito bem construida sim, com uns toques de Thrash, parece que fica tudo numa sinfonia linda... mas sempre com a essência a soar mais alto.
"We Defy", toda a banda entra muito bem, música com uma letra espectacular, bons riffs e o "Inglês" a mostrar quem manda na cena!!
"Mindset" também é uma música muito bem escrita. Nesta mesma, o baixista destaca-se imenso e mostra o que sabe fazer com o baixo... "Endless" já é mais calminha mas mesmo assim é agressiva pra xuxu!!! Aqui já utilizam um pouco mais de Death Metal, mas mesmo assim ficou muito fixe!! "Strive" do caralho! Que poder de som! Faz-me lembrar uma beca de Djent ao início, mas nunca perdem a essência principal!!!
"Overcoming" será das músicas mais brutas do álbum. Do poder vocal ao excelente riff de bateria. Começa slow mas a guitarra sobe o ritmo da música e explode! Grande som para um enorme circle pit!
"Fragments" também está muito fixe mas para mim não atinge aquele climax extremo como as outras...
De seguida, estes meninos lançam-nos a "Realign" onde mostram, mais uma vez, que sabem trabalhar com mais estilos musicais, na qual mostram infuências de Doom! O refrão está bacano mas se eles fizessem uma espécie de remastered ficaria top! "Disconnected" é uma mais valia para este álbum. É a penúltima música do mesmo e mesmo assim eles não baixam a guarda!
Por fim e não menos importante, temos a "Uncover the Masks"... Do Caralho!!! Aquele saxofone no meio das guitarras, do baixo, da bateria e da grande voz de "Inglês" minha nossa... que grande fecho que eles tiveram!! Mas é pena pois dá vontade de ouvir mais e mais!!
Com isto tudo, já vos falei de Equaleft e do álbum, agora é esperar que chegue dia 8 de Agosto pois eles vão dar um grande espectáculo no Vagos Metal Fest! Espero ver todos vocês lá a curtir de Equaleft e de todas as outras bandas! Um grande abraço!