o blog mais pesado

Not'Abaixo Chronicles: Sabaton - História e Metal unem-se num só


Os Sabaton são uma das bandas de Power Metal de maior sucesso a nível mundial, não só devido às suas excelentes músicas que retratam vários eventos históricos, mas também pela sua grande performance ao vivo, onde além de um espectáculo muito bem elaborado cheio de pirotecnia conseguem captar a atenção dos fãs da primeira à última música, através de um concerto que mais parece um livro de história, mas com 0% de momentos aborrecidos.
Mesmo sem sabermos as letras das músicas, que por acaso até são fáceis de decorar, estamos a aprender e a divertirmo-nos ao mesmo tempo.
Eu tive a oportunidade de ver os Sabaton em 2017 no Resurrection Fest e fiquei surpreendido com todo o espectáculo e monumentalidade da sua performance ao vivo.
Além disso, a bateria dos Sabaton está assente num tanque de guerra que dispara enquanto a banda actua:


As letras e músicas da banda são todas inspiradas em momentos históricos quer sejam guerras, impérios, peças de artilharia ou personalidades icónicas da história mundial e é mesmo possível aprender com as músicas desta banda.
Se apenas a música deles não vos ensinar nada, o que eu sinceramente duvido, podem sempre consultar o canal Sabaton History, através do Youtube:


Neste canal a banda disponibiliza as músicas e toda a componente histórica que inspirou cada uma de uma forma educativa e didáctica, já parece que estou a fazer um anúncio da Porto Editora, mas não a sério eu estive a ver alguns vídeos e é incrível o que se aprende com os Sabaton.
Não são a banda mais técnica, mais inovadora, nem nada que se pareça, no entanto cumprem um propósito, entreter e ensinar, duas funções que muitos professores não conseguem fazer.
Após um concerto incrível com os Accept no Coliseu do Porto, os Sabaton regressam a Portugal no dia 8 de Agosto de 2020 para o festival VaroRock em Tarouca, que pertence ao distrito de Viseu.
A 19 de Julho deste ano, os Sabaton editaram "The Great War", pela editora Nuclear Blast.
Para este álbum a banda inspirou-se na 1ª guerra mundial e dele destaco "The Great War" e "The Red Baron" inspirada no piloto de caça do exército imperial alemão, Manfred von Richthofen, mais conhecido por às dos ases".