o blog mais pesado

Final Veredictum: Detonator - Metal Metalino

 

Com as festividades de fim de ano chegando, o texto de hoje entrará no clima de Natal, que ocorrerá nesse exato fim de semana. Com isso, avaliaremos o álbum natalino "Metal Metalino" lançado por Detonator, filho do Deus Metal, em dezembro do ano passado.

Mas antes de começarmos, vamos fazer uma breve introdução a essa peculiar figura que é o Detonator.

Para os que não conhecem, Detonator é um personagem interpretado pelo humorista brasileiro Bruno Sutter, conhecido por ser o vocalista da banda fictícia Massacration, que surgiu no início dos anos 2000 como um quadro do programa humorístico Hermes e Renato, na antiga MTV Brasil.

A banda, que era uma satíra as clássicas bandas de metal, começou como uma piada, mas como os mesmos faziam músicas autorais em alta qualidade, a brincadeira virou uma coisa séria, com o grupo lançando dois álbuns ('Gates of Metal Fried Chicken Of Death' de 2005 e 'Good Blood Headbangers' de 2009) e realizando turnês em todo o Brasil.

Em 2012, após Bruno Sutter se afastar do Hermes e Renato, o mesmo decidiu iniciar a carreira solo do Detonator, lançando o "Metal Folclore: The Zuera Never Ends" em 2014. E em 2020, em apenas uma semana e sem nenhum anúncio prévio, o Filho do Deus Metal na Terra liberou para o mundo o "Metal Metalino", seu segundo trabalho completo, onde o mesmo apresenta versões Metal, e bem humoradas, de clássicas músicas natalinas.



Quem acompanhou o auge do Massacration, e tem acompanhado os trabalhos recentes do Detonator, e do próprio Bruno Sutter (que também tem uma carreira solo sob o próprio nome), certamente percebeu que o artista agora está se focando mais em um tipo de humor mais "family friendly" (completamente o oposto que o mesmo fazia no Hermes e Renato), ou seja, sem apelar para palavrões e piadas de conotações sexuais, e pelo trabalho em questão se tratar de um álbum de Natal, isso faz total sentido.

É impressionante ver que o disco todo foi feito em um intervalo de praticamente uma semana, ainda mais dada a ótima produção e tratamento de áudio. Mas certamente algo que facilitou foi o fato de que nenhuma das músicas apresentadas são 100% novas, se tratando de versões de canções já conhecidas por todos. Ou seja, Sutter não teve trabalho na parte de composição, e na parte da letra só precisou fazer algumas mínimas alterações para se encaixar na proposta humorística puxando sardinha para o lado do Metal, e claro, sempre respeitando a melodia da mesma. No mais, o maior trabalho deve ter sido nos arranjo das faixas para que as mesmas soassem mais pesadas



Para desavisados, talvez os falsetes que o Sutter faz quando interpreta o Detonator podem ser incômodos, mas quem conhece a excência do personagem (como eu) certamente não se importa com isso, e claro, algumas piadinhas faladas pelo próprio personagem ao longo das músicas sempre são muito bem-vindas.

E por ser uma satíra dos clássicos vocalistas de Metal, Detonator usa e abusa dos agudos, mas em um momento na faixa "Então é Metal" ficou perceptível que ele forçou um pouco mais além da capacidade. Ou seja, ele poderia ter baixado alguns tons para não ter forçado tanto a garganta.



No mais, o "Metal Metalino" é uma ótima opção para você que está buscando músicas natalinas em versão Metal para tocar durante as festividades com a família, e isso tudo com a benção do Deus Metal.




TRACKLIST

01 Bate o Sino Metalino
02 Vem Que Está Chegando o Metal
03 Sapatinho de Metal
04 Bom Metal um Feliz Metal Pra Você
05 Metal Feliz
06 O Primeiro Metal
07 We Wish You a Merry Metal
08 Ó Vinde Adoremos o Deus Metal
09 Então é Metal