o blog mais pesado

Top 10 Melhores de 2021 - Renan Soares

 



E 2021 vai chegando ao fim, e com isso, finalmente apresentaremos a nossas listas de melhores lançamentos do ano, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Aqui no Not'Abaixo, cada colaborador do blog irá publicar o seu top 10 pessoal de forma separada, com cada um dando breves considerações sobre as suas escolhas

Começando pelo top 10 de melhores de 2021 do colaborador Renan Soares, esse que voz escreve.

10- Headspawn - Pretty Ugly People



Começando com uma das revelações desse ano de 2021, direto da cidade de João Pessoa, no Brasil. O trio Headspawn lançou o seu primeiro EP intitulado "Pretty Ugly People", sendo um trabalho simples de apenas quatro músicas, mas que ainda assim mostra todo o potencial da jovem banda. Confiram a review que fizemos aqui.



09- Insânia - Histeria



Continuando no Brasil, a 9ª colocação fica com a banda Insânia, oriunda de Recife, com o seu segundo álbum de estúdio intitulado "Histeria", que mostra uma grande evolução no som do grupo em relação ao primeiro trabalho de 2018, e também toda a revolta com a situação política-social atual das terras tupiniquins. Confiram a review que fizemos aqui.



08- Moonspell - Hermitage



E claro que Portugal também está bem representado na minha lista com o novo trabalho do Moonspell, o maior nome do metal luso. Mesmo o "Hermitage" não sendo um dos melhores trabalhos da banda liderada por Fernando Ribeiro, o disco exaltou mais uma vez o como a banda pode ser versatil e apresentar novos sons a cada álbum. Confiram a review que fizemos aqui.



07- dArtagnan - Feuer & Flamme



Após lançar o sensacional "Das Elfte Gebot" com o Feuerschwanz em 2020, Ben Metzer lançou em 2021 o quarto álbum com o seu outro projeto dArtgnan intitulado "Feuer & Flamme", que também tem uma pegada Folk, mas agora com uma sonoridade mais puxada para o Rock do que para o Metal.



06- Royal Blood - Typhoons



Em seu terceiro álbum, o Royal Blood, que conquistou o mundo mostrando um som completo feito de forma simples, se destaca por apresentar a sonoridade que a gente espera do duo, mas também apresentando novos elementos que não apenas a bateria e o baixo distorcido.



05- Bala - Maleza



Temos mais um duo, agora vindo direto da Espanha. Em seu terceiro álbum, as meninas da Bala mostrou mais uma vez um som furioso e frenético, dessa vez se focando em sua língua nativa.



04- Van Canto - To The Power Of Eight



Após o questionável "Trust In Rust", o grupo alemão de Metal Acappela apresentou em 2021 o oitavo trabalho chamado "To The Power Of Eight", voltando a empolgar, principalmente após o retorno de Sly a voz principal, mesmo que temporariamente. Confiram a review que fizemos aqui.



03- Lord of the Lost - Judas



Com direto a disco duplo e mais de 20 músicas novas, o Lord of the Lost apresentou no "Judas" um novo épico do metal gótico. Um álbum cheio de referências bíblicas, mas muito longe de ser religioso. Confiram a review que fizemos aqui.



02- The Raven Age - Exile



Esse pode até não ser o esperado sucessor do excelente "Conspirancy", mas ainda assim o trabalho surpreendeu ao mostra um lado mais leve do The Raven Age, tanto nas duas faixas inéditas, quanto nas versões alternativas.



01- Ventana - The Nature of Betrayal



E por fim, após passar quatro anos nas sombras, o Ventana voltou a dar o ar de sua graça em 2021 com segundo álbum "The Nature of Betrayal", com muito peso e freneticidade típica do grupo, além de músicas que levam qualquer mosh pit a loucura. Confiram a review que fizemos aqui.