Metalhead Making Of: Metalcore/ Deathcore - Qual é a diferença?
Este blog não serve só para atirar à cara que ouvimos muita música. O Not'Abaixo também tem cultura, sabedoria e uma grande dose de cerveja quando a noite se estende!
Para coisas mais simples, questões existênciais, podemos chamar-lhes assim, recorreremos à rubrica "Metalhead Making Of". Nesta rubrica passaremos pelas questões que se desenvolvem no submundo do metal e que um gajo nunca sabe se é batatas ou cenouras.
A primeira questão foi a seguinte: Qual é a diferença entre Metalcore e Deathcore?
Metalcore é um subgênero que mistura elementos de New Wave of American Metal (Trivium, the Black Dahlia Murder) com elementos de Hardcore Punk ( Misfits, Black Flag).
A origem já vem desde o final de 1980 com bandas como Agnostic Front e Suicidal Tendencies a fazerem misturas entre trash, punk e hardcore. Uma mistura que se provou incrivelmente bem sucedida com a sua subida de popularidade no final dos anos 90 e inícios de 2000 com bandas como Killswitch Engage e Bullet For My Vallentine a bater de frente no top Billboards.
O estilo musical é bastante agressivo com batidas rápidas e riffs prontos a mandar um uppercut nos beiços de quem se atrever a desafiar este subgênero. Em contraste, depois temos refrões melódicos e cantáveis.
Lá para finais dos anos 2000 começaram a surgir algumas bandas que levaram o lado mais melódico de metalcore a outro nível, espalhando-o por toda a música, ainda considerando isso como metalcore. Bandas como Black Veil Brides, Pierce The Veil e Sleeping With Sirens conseguiram transformar algo tido como metal extremo e "mastiga-lo" para gerações mais novas do metal. Se merecem ou não ser considerados de bandas metalcore, isso já abro mão.
Digam nos comentários o que acham.
Deathcore não é tão bonito. Aqui não há refrões cantáveis nem nada disso. Não há melodia nem solos, só agressividade. No entanto, trocamos melodia por breakdowns, o equivalente musical a um "vou contar até três para acabares de comer a sopa, senão levas". Prolonga-se um silêncio que termina com uma frase sonante e o riff acentua-se. Basicamente é nesta parte da música que os fãs de deathcore partem a denta nos concertos.
Se formos a traduzir numa fórmula matemática, seria algo do género:
3(Metalcore)+2(Death Metal)+4/5(Harcore Punk) = Deathcore
Sim, Deathcore nem precisa de mais introduções. Com o seu surgimento nos finais dos anos 90, o deathcore conquistou logo uma longa linhagem de fãs que viriam bandas como Earth Crisis e Despised Icon a surgir como pioneiras. Logo se surgiram nomes somantes como Suffocation, Suicide Silence e Bring Me The Horizon (agora são uma banda de rock, mas pronto, um gajo entende).
Algumas bandas que eu aconselho a ouvir de Deathcore são Whitechapel, Thy Art is Murder (cujo ultimo álbum podem ver uma análise aqui: https://notabaixo.blogspot.pt/2017/10/final-veredictum-dear-desolation-thy.html) e Veil of Maya.
Estamos conversados? Já perceberam a diferença entre Metalcore e Deathcore? Digam nos comentários o que acham.
Portem-se mal! ;)