o blog mais pesado

Not'Abaixo Chronicles: Música, Cartoons e Banda Desenhada


É incrível quando uma banda consegue sair fora da sua zona de conforto e traz-nos algo de diferente, utilizando outras representações artísticas para nos fazer chegar a sua música, quer seja como um bónus para os fãs ou para expressar a sua arte através desse meio e é sobre isso que se foca o Not'Abaixo Chronicles de hoje.
Neste post vou falar de algumas representações artísticas que nos trazem algo de diferente e onde a música nos é transmitida em co-relação com outros meios artísticos quer seja um cartoon ou banda desenhada e num dos casos uma banda desenhada, que deu origem a uma série que deu origem a música...


Começamos pela melhor representação daquilo que quero falar hoje, Dethklok. 
Metalocalypse foi uma série incrível de Cartoons produzida pelo génio Brendon Small e emitida na estação de televisão Adult Swim.
Com 4 temporadas, este não foi simplesmente um cartoon, foi uma revelação artística que deu aso à edição de 3 incríveis álbuns de uma banda fictícia, Dethklok, totalmente interpretados por Brendon Small e que foi levada a palco em algumas ocasiões.
Ao longo da série vemos o dia-a-dia da maior banda do mundo, onde todos os concertos resultam em massivo genocídio dos seus fãs.
Cómica, satírica e incrível, este é sem dúvida um dos meus cartoons favoritos e dou por mim ás vezes a ouvir Dethklok pois não só o cartoon é incrível como as músicas que dele advêm são icónicas.
Murmaider, Awaken, Bloodlines, Into The Wather, Thunderhorse, Go Forth And Die, Bloodrocuted, são apenas alguns dos êxitos que surgiram através deste cartoon e que merecem ser ouvidas por todos os Metalheads que gostem de comédia no seu Metal.
Vou-vos deixar com o trailer de Metalocalypse e com uma das suas músicas ao vivo que vos vai permitir entender melhor as minhas palavras e deixar com vontade de ver este incrível Cartoon:




Duas das mentes mais criativas à face da terra regressaram para nos trazer algo diferente...
Post-Apocalypto é não só um bom álbum, como um hilariante cartoon, totalmente criado e animado por Jack Black e Kyle Gass o dúo que compõe os Tenacious D.
Com um estilo de animação que me faz lembrar Salad Fingers de David Firth, os Tenacious D colocam o seu próprio twist no género de animação com o seu estilo de comédia repleto de inuendos sexuais e criaturas hiperbólicas que só poderiam vir da mente destes dois génios da comédia musical.
Dividido em 6 episódios ou se tal como eu, preferirem ver a série de rajada têm a Movie Version que reúne todos os episódios num filme.
A série de animação que parece ter sido desenhada no MS Paint cativa-nos não só pela sua comédia que vindo destes dois já sabemos que vai ser incrível mas também pela simplicidade da forma como é animada.
Quanto ao álbum, as músicas são cómicas e hiperbólicas como toda a discografia dos Tenacious D.
Vou deixar-vos aqui a versão completa do Cartoon que também vos permite ouvir todas as músicas do álbum:




E heis que chegou a vez de enveredarmos pela escuridão e falarmos sobre o Black Metal dos Belzebubs.
Surgindo pela primeira vez através de uma banda desenhada do mesmo nome criada pelo artista finlandês J.P. Ahonen, a banda ganhou notoriedade através da banda desenhada e emerge agora através de um álbum de Black Metal, intitulado, Pantheon Of The Nightside Gods.
Apesar de ao início ter desdenhado um pouco da ideia e de achar que se tratava de um cash grab a verdade é que depois de uma audição mais atenta este álbum cresceu em mim e hoje vejo esta banda como uma ideia promissora e com pernas para andar.
O que comprova o sucesso da banda não só na banda desenhada mas também na música é o facto de já terem assinado um contracto pela Century Media Records.
É aguardar agora pelo próximo lançamento desta enigmática e criativa banda...
Enquanto isso, não deixem de ouvir este surpreendente Pantheon Of The Nightside Gods e de ler as hilariantes bandas desenhadas.




The Umbrella Academy é uma cativante série produzida da Netflix que surgiu através de uma banda desenhada criada por não outro do que o vocalista dos My Chemical Romance, Gerard Way.
Conta a história de uma familia de irmãos cada um com super poderes que lhes garante capacidades inatingíveis a comuns mortais.
Confesso que infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler a banda desenhada mas do que vi desta primeira temporada da série adorei todo o desenrolar e toda a história e como é óbvio não vou andar aqui a dar spoilers, o que vos recomendo é verem por vocês mesmos...
Oiçam abaixo Hazy Shade Of Winter juntamente com o trailer da série:




Voltando ao Metal...
Os Avenged Sevenfold são não só uma das bandas mais surpreendentes e versáteis em estúdio, mas também no que diz respeito a outros meios de criação artística permitem que a sua criatividade flua não só através da sua música mas também através de meios como cartoons e videojogos.
São exemplo disso o surpreendente jogo de telemóvel Hail To The King: Deathbat e os seus cameos na saga Call Of Duty ao longo dos anos.
Para nos prepararem para o lançamento do jogo Hail To The King: Deathbat os Avenged Sevenfold em parceria com a Machinima criaram um pequeno cartoon intitulado,  Hail To The King Deathbat - The Animated Series.
Abaixo podem ver o primeiro dos seis episódios que compõem esta série animada bastante criativa, todos eles disponíveis no Youtube e que tal como o jogo eu recomendo a 100%:




À semelhança dos Avenged Sevenfold os Iron Maiden também já têm os seus videojogos ED Hunter, Speed Of Light e agora mais recentemente o Iron Maiden: Legacy Of The Beast.
Sendo esta uma banda que dispensa todas as apresentações devido ao seu incomparável legado faz todo o sentido que tenha sido criada também uma banda desenhada em si inspirada e Legacy Of The Beast representa todo o universo dos Iron Maiden em todo o seu esplendor. 
Abaixo deixo-vos com o videoclip de Speed Of Light extraído do seu mais recente álbum The Book Of Souls que também remete para o universo dos videojogos pela lente dos Iron Maiden:




Eternal Descent é uma saga de bandas desenhadas sobre Heavy Metal oriunda do Reino Unido que levou também à criação de uma banda do mesmo nome e a um jogo de telemóvel promocional.
Eu tomei contacto com esta BD ao encomendar uma Metalhead Box que incluía o NºI: Eternal Descent Sirian.
Após ler a banda desenhada fiquei bastante interessado no que aqui estava a ser feito e decidi explorar um pouco todo o universo Eternal Descent e descobri que para além de Sirian existem muitos outros Heróis do Metal para descobrir.
Vou deixar-vos com um trailer animado, criado pela IDW Publishing para vos despertar o interesse para este espantoso universo da banda desenhada:




Por último terminamos com Slayer que após terem lançado o seu álbum Repentless em 2015, editaram também uma trilogia de BD's.
Inspirada pela música e pelos videoclips dos Slayer a banda desenhada promete retratar os acontecimentos dos vídeos que acompanharam o lançamento do álbum, focando-se no misterioso e surpreendente vil personagem com uma pala no olho cujo nome desconheço. 
Eu não li a banda desenhada, mas dei uma espreitadela e pelo que vi não desilude, bastante gráfica e sangrenta tal como prometido! 
Vou deixar-vos com o vídeo de Repentless para perceberem sobre o que vai falar a BD: