o blog mais pesado

Final Veredictum: Fallen At Dawn - Awaken


Fundados a 22 de Junho de 2014, os Fallen At Dawn são uma banda espanhola de Post-Hardcore que junta Jimmy Sixx (vocalista), Alberto Liebana e Fede Knovas (guitarristas), Nathan Pain (baixista) e  Denny (baterista), vários músicos que têm a mesma visão e relação à música que querem fazer.
Awaken foi lançado em 2018 após 4 anos desde a formação original da banda.
Para conhecerem melhor os Fallen At Dawn e todo o processo que levou à criação deste álbum, vou deixar-vos com Awaken - The Documentary:


Aurora é a Intro que dá início ao álbum, com uns toques de piano e programações electrónicas bastante melódicas que ajudam a definir o mood para este Awaken.
Horcrux recebe-nos com Low Growls bem pesados que contrastam com os cleans presentes no refrão. Em termos instrumentais é Post-Hardcore no seu estado puro, esta é uma música bem pesada e que vai agradar a quem aprecia um bom Screamo.
Aqui temos umas dinâmicas interessantes a serem utilizadas que ajudam não só a dar melodia, mas simultâneamente complexidade à música.
The Fallens Wake Up é a terceira música do álbum e entre growls e cleans temos uma secção que me faz lembrar bastante Asking Alexandria, uma banda que os Fallen At Dawn assumem como inspiração na sua sonoridade e aqui nota-se bem.
Heartless muda aqui o tom e começa com acordes de acústico e cleans, mas depois volta a acelerar e a derrubar o peso Post-Hardcore que os Fallen At Dawn dominam tão bem.
É uma música poderosa que mostra bastante bem o estrondoso range vocal de Jimmy Sixx que não só surpreende como fica no ouvido.


Can't You See The Light In Me? não só tem um excelente título como é uma música super melódica e catchy que consegue simultâneamente manter o peso e a agressividade das anteriores. Um excelente registo que mostra a capacidade desta banda em experimentar novos cenários melódicos e a diversidade contida na sua música.
Quanto ao liricismo os Fallen At Dawn têm letras cativantes e simultâneamente instrospectivas e no caso desta música revejo-me bastante nesta secção:

I throw away my demons
they are just black and cold
you think they make me worse
and i say they just make me strong
I try to make way on my own
You’ll only make it worse
Scars on my skin reminds me all we’d have been
Take, take my hand Tell me why I didn't get that chance? 
And you say
We should forgive and forget our sins
but you can’t breath my way
You can’t feel the SAME as I felt



Track 9 é a sexta música do álbum, mostra complexidade instrumental e mais uma vez vem reforçar uma ideia de que eu me tenho vindo a aperceber ao longo deste álbum, que o ponto forte desta banda é mesmo a capacidade que tem em trazer dinâmicas contrastantes não só entre cleans e screams mas também nas secções instrumentais, à semelhança do que fazem os Being As An Ocean.
O refrão tem uns berros incríveis e ao longo da música temos umas secções só com instrumentais que resultam bastante bem:



Dreamers começa com riffs de guitarra e depois introduz-nos logo aos vocais melódicos de Jimmy Sixx que rapidamente se transmutam para growls portentos.
Uma música que segue as linhas das anteriores mas que tem aqui um excelente breakdown pelo meio, contém também um incrível solo de guitarra e programações electrónicas  no fim da música que não me ficaram indiferentes.
As duas últimas músicas, Identity e Numbers são sem dúvida as músicas mais pesadas de todo o álbum.
Aqui os guturals de Jimmy assumem uma forma que ainda não tínhamos ouvido em todo o álbum e que me deixaram empolgado e surpreso.
Aqui ouvi novamente reminiscências de AA nos seus tempos áureos de Stand Up And Scream & Reckless And Relentless.



Em 2015 os Fallen At Dawn tinham já bastante potencial e isso ouve-se na música Horizon Falls, que não consta neste álbum mas que merece ser ouvida. Aqui faltava limar algumas arestas mas a banda já mostrava garra, qualidade e as dinâmicas na sua sonoridade que para mim são o seu melhor atributo.
Props também ao baterista por ter uma Tshirt igual a uma que eu tenho com dois SK8's cruzados e a dizer "Human Afterall", tens bom gosto Denny 😂👌!



Os Fallen At Dawn são uma banda que surpreendem pela sua música, energia, dedicação e especialmente pela forma como conseguem criar dinâmicas contrastantes na sua sonoridade que prendem o ouvinte, graças à capacidade técnica instrumental e vocal desta banda.
Para primeiro álbum têm aqui um grande trabalho que me deixa bastante empolgado em relação ao futuro desta banda.
Recentemente o vocalista Jimmy Sixx apareceu como guest  na música dos Frida, Te Quiero A Ti que eu recomendo a todos.
No dia 28 de Setembro vão estar a abrir o concerto em Espanha dos enormes Brothers Till We Die, quem estiver por esses lados da península, não perca este concerto.
Esta é daquelas bandas que são hidden gems e que merecem muito mais apoio e divulgação e essa é uma das missões do Not'Abaixo, espero poder vê-los um dia em Portugal, portanto se houverem por aí promotores a ler este Final Veredictum, mãos à obra!