o blog mais pesado

Not'Abaixo Chronicles: Málmhaus (Metalhead)


Metalhead (Malmháus) é um filme Indie islandês de 2013 da autoria de Ragnar Bragason, que apesar de ser bastante underground foi premiado em 8 categorias distintas nos Edda Awards, o maior prémio de televisão e cinema da Islândia.
O filme é uma experiência, tanto pela sua cinematografia bela e simplista, história cativante e mundana, bem como pela sua excelente banda sonora, composta por bandas como Savatage, Diamond Head, Megadeth, Riot, Judas Priest, Sólstafir,Lizzy Borden, Teaze e para mim a maior surpresa musical neste filme foi Svarthamar da autoria dos Pétur Ben com duas versões brutais e completamente contrastantes:



A história começa em 1970, o mesmo ano em que os Black Sabbath editam o seu álbum de estreia.
Hera com 12 anos perdeu o seu irmão mais velho Baldur e desde aí que foi consumida por um vazio, dor e revolta que apenas a sonoridade oferecida pelo Metal pôde preencher.
Incompreendida pelos pais e pela comunidade onde cresceu, o Metal foi a única saída que encontrou.
Desde o Heavy ao Black Metal, a sua descoberta foi progressiva e ao pegar numa guitarra Hera percebeu que era da música que queria fazer vida e por isso gravou uma Demo, intitulada, Svarthamar.


Os cenários campestres islandeses e a vida campónia levada pela comunidade aqui representada contrastam com a dureza que o filme emana.
Não vou dar spoilers, pois quero que vejam este Metalhead e não há desculpas porque o filme encontra-se inteiramente disponível no Youtube e eu vou incluí-lo no final deste Not'Abaixo Chronicles.
Pesado, doloroso em alguns momentos, mas com uma beleza e simplicidade únicas e raras que dificilmente se encontram no cinema mainstream e se fundem na perfeição com a banda sonora esplêndida que o acompanha, este é mais uma hidden gem que o cinema Indy tem para oferecer.
No início, o facto de ser inteiramente falado em Islandês pode parecer um obstáculo, mas prefiro isso a qualquer dublagem. Vão por mim este vale a pena!

~